NOTÍCIAS

17-MAR-2024

Rio Tinto participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura

#Cultura POR THIAGO VASCONCELOS 17 DE MARÇO DE 2024
O rio-tintense Celestino Neto, 36 anos, que atualmente ocupa o cargo de Diretor Administrativo e Tecnológico de Cultura, na gestão da Prefeita Magna Gerbasi, participou do dia 4 à 8 de março, na cidade de Brasília-DF, na condição de Delegado Nacional, da 4ª Conferência Nacional de Cultura.

A Conferência Nacional de Cultura visou debater políticas públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar a transversalidade nas ações. As propostas aprovadas embasam as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.

Para mim foi um momento muito especial, ter sido o 1º rio-tintense da história a ser eleito delegado nacional de cultura, e representar acima de tudo o meu município, a minha região do Vale do Mamanguape, o estado da Paraíba, em um momento de retomada do desenvolvimento das políticas de fomento ao setor cultural disse Celestino Neto (Diretor Administrativo de Cultura de Rio Tinto).

Em uma semana intensa, pautada em muitos debates, os delegados eleitos, observadores e convidados, puderam realizar intensa formulação de troca de conhecimentos, além de terem participado da aprovação no senado federal, do marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Na bagagem de volta, importantes ações são apresentada para o fortalecimento da Cultura de Rio Tinto-PB e do Vale do Mamanguape, a exemplo da importante pactuação junto a Pró Reitoria de Extensão do IFPB, para cursos oferecidos aos Gestores da Região, a ampliação do diálogo com vistas a ampliação de parcerias com a SECULT-PB e o Escritório do MinC na Paraíba e o próprio Ministério da Cultura central, a ampliação da inserção da região do Vale do Mamanguape no cenário do mercado cultural nacional, entre outras ações importantes que merecem destaque.

A 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada pelo Ministério de Cultura (MinC) entre os dias 4 e 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). Com o tema Democracia e Direito à Cultura, o evento marcou sua retomada após um hiato de 10 anos e contou com mais de 3 mil participantes de todo o Brasil.

Não poderia deixar de agradecer a confiança da Prefeita Magna Gerbasi, do Secretário Fábio Marques, do Diretor Reinaldo Fernandes, dos delegados do Vale do Mamanguape e da 1ª Regional de Cultura, que me elegeram para ser porta voz em Brasília, aos agentes culturais, a todos que acreditam e confiam em mim, meu muito obrigado destacou Celestino.

CCOM.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Obra Há 9 dia(s)

Prefeita Magna assina ordem de serviço para execução da reforma do Gerbasão

O investimento para a realização da obra será o montante de R$ 994.900,00 reais

#Festa Há 17 dia(s)

Padroeira 2024 de Rio Tinto terá Thiago Freitas e Limão com Mel

A Prefeitura de Rio Tinto definiu a programação da Festa da Padroeira 2024. Ao todo, ser [...]

#Esporte Há 19 dia(s)

Rio Tinto realiza torneio do Dia do Trabalhador 2024

A Prefeitura de Rio Tinto, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Meio Am [...]

#Desenvolvimento Há 70 dia(s)

Prefeita Magna Gerbasi comemora conquista para Rio Tinto ao receber máquinas

"Vamos contar com mais essa máquina, que será fundamental para as ações da Prefeitura, no campo e na cidade", comentou Magna.

#Educação Há 73 dia(s)

Escolas de Rio Tinto recebem novos equipamentos de informática, parquinho e mobília.

O investimento em educação é uma prioridade da administração municipal e inclui ações de estruturação das escolas

#Social Há 79 dia(s)

Prefeita de Rio Tinto participa de formatura de matrícula dos novos atiradores do Tiro de Guerra TG 07-001

A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, participou, na tarde deste sábado (02), da forma [...]

#Educação Há 79 dia(s)

Aulas da rede municipal de Rio Tinto começam nesta segunda-feira, 04 de março

A Prefeitura está reformando, ampliando e equipando todas as escolas para proporcionar uma melhor estrutura e comodidade

#Saúde Há 90 dia(s)

Portadores de fibromialgia de Rio Tinto recebem carteira de prioridade

O documento assegura direitos especiais e é emitido na Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Rio Tinto.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito