NOTÍCIAS

20-SET-2022

Jogos Indígenas 2022 começam nesta quarta-feira (20) em Rio Tinto -PB

#Cultura POR THIAGO VASCONCELOS 20 DE SETEMBRO DE 2022

Nesta quarta-feira (21), será iniciado a abertura dos Jogos Indígenas 2022, a partir das 9:00h, na Aldeia Jaraguá, município de Rio Tinto. Os Jogos acontecerão no período de 21 a 25 de setembro.

Os Jogos Indígenas fazem parte da Tradição do Povo Potiguara da Paraíba. É um momento de festividade, união, e principalmente, manter viva a cultura do Povo Indígena. As 32 Aldeias que compõem o Território Potiguara, que fazem parte dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, estarão presentes nessa grande celebração.

Uma série de modalidades fará parte dos Jogos Indígenas, dentre elas: canoagem, corrida com o tronco, arco e flecha, futsal, futebol de campo, cabo de guerra, mini maratona, arremesso de lança, etc. Além do mais, acontecerá o tradicional Ritual do Toré e desfile dos atletas participantes.

Foi através de uma grande parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, Prefeituras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, além, das comunidades indígenas, para que o evento possa acontecer da melhor forma possível. Dessa forma, foi montado uma vasta estrutura com premiações em dinheiro aos primeiros colocados em cada modalidade, alimentação para os atletas participantes, tendas, e transporte para o deslocamento dos atletas.

"É um momento ímpar para os povos indígenas da Paraíba essa congregação entre as aldeias por meio do esporte com esses Jogos, que devido à pandemia, estavam sem ser realizados. A equipe responsável está toda focada com o intuito de realizar um grande evento, mostrando que o esporte representa saúde, socialização, interação social e vários outros benefícios", disse Zezinho Botafogo, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

"Nós estamos dando total apoio para a realização dos Jogos Indígenas 2022, e esperamos que essa edição dos Jogos seja brilhante. Estamos trabalhando de forma intensiva para contribuir com o esporte Indígena, e assim, realizar um grande evento aqui no município de Rio Tinto", disse a Prefeita Magna Gerbasi.

"O principal objetivo dos Jogos Indígenas é resgatar e reafirmar, cada vez mais, a nossa cultura. A nossa cultura vem em primeiro lugar. Para isso, devemos praticar, vivenciar e repassar a nossa cultura aos mais jovens, para assim, continuar fortalecendo a cultura do nosso Povo", destacou o Cacique Geral, Sandro Gomes Barbosa.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Desenvolvimento Há 46 dia(s)

Prefeita Magna Gerbasi comemora conquista para Rio Tinto ao receber máquinas

"Vamos contar com mais essa máquina, que será fundamental para as ações da Prefeitura, no campo e na cidade", comentou Magna.

#Educação Há 49 dia(s)

Escolas de Rio Tinto recebem novos equipamentos de informática, parquinho e mobília.

O investimento em educação é uma prioridade da administração municipal e inclui ações de estruturação das escolas

#Social Há 55 dia(s)

Prefeita de Rio Tinto participa de formatura de matrícula dos novos atiradores do Tiro de Guerra TG 07-001

A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, participou, na tarde deste sábado (02), da forma [...]

#Educação Há 55 dia(s)

Aulas da rede municipal de Rio Tinto começam nesta segunda-feira, 04 de março

A Prefeitura está reformando, ampliando e equipando todas as escolas para proporcionar uma melhor estrutura e comodidade

#Saúde Há 66 dia(s)

Portadores de fibromialgia de Rio Tinto recebem carteira de prioridade

O documento assegura direitos especiais e é emitido na Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Rio Tinto.

#Cultura Há 81 dia(s)

Carnaval Tradição de Rio Tinto inicia nesta segunda-feira com apresentações de Boi-de-Reis e Ursos Mirins

São mais de 90 mil reais investidos em incentivo cultural e premiações do Carnaval Tradição de Rio Tinto

#Educação Há 81 dia(s)

Prefeita Magna anuncia aumento de 5% para professores da rede municipal de ensino

A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, anunciou, na manhã desta segunda-feira (05), na [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito