NOTÍCIAS

08-JUL-2022

Rio Tinto sediará os Jogos Indígenas 2022 no mês de Setembro

#Esporte POR THIAGO VASCONCELOS 08 DE JULHO DE 2022

Na manhã de ontem (7), a Prefeita Magna Gerbasi esteve reunida com o Secretário Executivo de Esporte e Lazer do Estado da Paraíba, Harlen Vilarim; Lideranças Indígenas do Povo Potiguara da Paraíba e Secretários de Esporte e Assuntos Indígenas de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, para tratar sobre a realização dos Jogos Indígenas 2022 que acontecerá na Aldeia Jaraguá, em Rio Tinto, nos dias 21 a 25 de setembro.

Os Jogos Indígenas fazem parte da Tradição do Povo Potiguara da Paraíba. É um momento de festividade, união, e principalmente, manter viva a cultura do Povo Indígena. As 32 Aldeias que compõem o Território Potiguara, que fazem parte dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, estarão presentes nessa grande celebração.

Uma série de modalidades farão parte dos Jogos Indígenas, dentre elas: canoagem, corrida com o tronco, arco e flecha, futsal, futebol de campo, cabo de guerra, mini maratona, arremesso de lança, etc.

Foi firmado uma grande parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, Prefeituras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, além, das comunidades indígenas, para que o evento possa acontecer da melhor forma possível. Dessa forma, será montado uma vasta estrutura com premiações em dinheiro aos primeiros colocados em cada modalidade, alimentação aos atletas participantes, tendas, transporte para o deslocamento dos atletas.

"Nós vamos dar todo o apoio para essa realização e esperamos que essa edição dos Jogos Indígenas seja brilhante, como vem sendo nos outros anos, e que a gente possa contribuir com o esporte Indígena, para assim, realizar um grande evento aqui no município de Rio Tinto", disse a Prefeita Magna Gerbasi .

Segundo o Secretário Executivo, Harlen Vilarim: "É com grande alegria que retorno ao Município de Rio Tinto para firmar essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Rio Tinto para que a gente possa realizar mais uma etapa dos Jogos Indígenas, visto que estava parado por conta da pandemia. Rio Tinto vai sediar esses jogos tão importantes, um marco para o nosso Estado, para o Brasil."

Para o Secretário de Assuntos Indígenas de Rio Tinto, Robson Cassiano: "A parceria está firmada. A união entre o Governo do Estado, Municípios, e Comunidade Indígena fará desses Jogos Indígenas o maior de todos os tempos".

CCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Desenvolvimento Há 17 dia(s)

Prefeita Magna Gerbasi comemora conquista para Rio Tinto ao receber máquinas

"Vamos contar com mais essa máquina, que será fundamental para as ações da Prefeitura, no campo e na cidade", comentou Magna.

#Educação Há 20 dia(s)

Escolas de Rio Tinto recebem novos equipamentos de informática, parquinho e mobília.

O investimento em educação é uma prioridade da administração municipal e inclui ações de estruturação das escolas

#Social Há 26 dia(s)

Prefeita de Rio Tinto participa de formatura de matrícula dos novos atiradores do Tiro de Guerra TG 07-001

A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, participou, na tarde deste sábado (02), da forma [...]

#Educação Há 26 dia(s)

Aulas da rede municipal de Rio Tinto começam nesta segunda-feira, 04 de março

A Prefeitura está reformando, ampliando e equipando todas as escolas para proporcionar uma melhor estrutura e comodidade

#Saúde Há 37 dia(s)

Portadores de fibromialgia de Rio Tinto recebem carteira de prioridade

O documento assegura direitos especiais e é emitido na Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Rio Tinto.

#Cultura Há 52 dia(s)

Carnaval Tradição de Rio Tinto inicia nesta segunda-feira com apresentações de Boi-de-Reis e Ursos Mirins

São mais de 90 mil reais investidos em incentivo cultural e premiações do Carnaval Tradição de Rio Tinto

#Educação Há 52 dia(s)

Prefeita Magna anuncia aumento de 5% para professores da rede municipal de ensino

A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, anunciou, na manhã desta segunda-feira (05), na [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito