Secretaria de Saúde de Rio Tinto convoca população para ‘Dia D’ de vacinação

Rio Tinto terá o dia “D” de vacinação contra a gripe A H1N1 no próximo sábado (4) em todas as unidades de saúde e em um ponto instalado no Mercado Público. De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é estimular as pessoas a se imunizarem contra a doença. O prazo encerra dia 31 de maio.

A coordenadora de vigilância em saúde do município, Gisele Aversari, lembra que devem tomar a vacina, o seguinte público alvo: crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador da saúde, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade e funcionários, portadores doenças crônicas e condições especiais. A vacinação terá início no sábado, a partir das 8 horas.

“A Influenza A (H1N1) tem características bastantes parecidas com a gripe comum. No entanto, pode causar danos maiores ao sistema respiratório e até levar à morte caso a pessoa não procure ajuda médica a tempo”, alerta Gisele.

Prevenção

Além da vacina, as seguintes medidas são recomendadas como preventivas contra a gripe:

  • higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, após de usar o banheiro, antes de comer, e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;
  • evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);
  • manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.
COMPARTILHAR