Órgãos de trânsito realizam ação educativa em Rio Tinto

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PB), Operação Lei Seca, Proerd da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Municipal de Trânsito de Rio Tinto, realizou, na última quinta-feira (16), na Praça João Pessoa e na comunidade da Vila Regina, uma ação educativa.

A ação teve início às 9h e se estendeu até 17h, com o propósito de orientar os indígenas e demais moradores quanto ao uso correto dos equipamentos de segurança no trânsito, como cinto de segurança, capacete, transporte de crianças, além da utilização do etilômetro como ferramenta de educação.

Na parte da manhã, os representantes dos órgãos envolvidos proferiu palestra numa unidade móvel da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para estudantes da rede municipal, estadual e privada de ensino. As palestras se repetiram na sede do Regina Clube, na Vila Regina.

O prefeito Fernando Naia esteve acompanhando a ação educativa, e assegurou que a gestão municipal vem tomando medidas pera melhorar a qualidade do trânsito no centro da cidade e áreas adjacentes.

“Estamos fazendo algo inédito em Rio Tinto, estamos preparando a cidade para que se salve vidas. Não estamos falando apenas de cumprir a lei, mas, de organizar o trânsito que é um objetivo que nós tíamos e estamos iniciando a partir dessa grande iniciativa do departamento de trânsito”, ressaltou o prefeito Fernando Naia.

O gestor lembrou que muitas das vezes, os acidentes de trânsito são proporcionados por imprudência dos condutores de veículos, e que, o objetivo da administração municipal é conscientizar a população para os cuidados necessários nas vias públicas.

Segundo a chefe da Divisão de Educação de Trânsito (DET), Abimadabe Vieira, “a ação é de extrema importância, no sentido de minimizar a violência nas estradas, através do combate ao uso do álcool, das drogas e do excesso de velocidade”, afirmou, acrescentando que foi um trabalho de conscientização, com o intuito de sensibilizar esses condutores e preservar vidas.

A chefe de divisão do Detran, Abimadabe Vieira, parabenizou o prefeito Fernando Naia, pelo apoio ao evento.

O Diretor municipal de Trânsito de Rio Tinto, Gilmarcos Azevedo, destacou que a cidade vem passando por um novo processo de melhorias de trafegabilidade no centro, bem como, diversas ações para melhorar o trânsito, antes, caótico que existia no município.

Para isso, ele lembra que diversas medidas vêm sendo tomadas pela gestão, como a criação de sinalização horizontal e vertical nas principais avenidas, palestras educativas nas escolas, municipalização do trânsito, já publicado no Diário Oficial da União e o treinamento de guardas municipais para atuarem como agente de trânsito, entre outras ações.

“Isso é um grande passo, um agigantamento da educação no trânsito para Rio Tinto. É um ato de zelo extremo, eu digo que é um ato de amor. Porque, quando um gestor municipal trás inúmeros atores, protagonistas de fiscalização e educação no trânsito, ele demonstra a sua maior aquiescência que ele tem para a sua comunidade, para o seu povo”, considerou Abimadabe Vieira, parabenizando o prefeito Fernando Naia, pelo apoio ao evento.

 

COMPARTILHAR