SOBRE RIO TINTO

Rio Tinto é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 23.431 habitantes, distribuídos em 466 km² de área. Fundada pelos herdeiros e filhos do sueco naturalizado brasileiro Herman Theodor Lundgren (Norrköping, c. 1835 – Recife,1907) casado em 1877 com a então prusso-holsteniana, hoje seria alemã, naturalizada brasileira Anna Elisabeth (* 14 de janeiro de 1847, Barmstedt, Holstein – † 12 de maio de 1934 – Recife, PE ), entre os quais sobressai Frederico João Lundgren (* 20.06.1879 Recife – † 25.02.1946 Paulista), o qual associado aos outros herdeiros gizou e fez executar o implemento do projeto fabril da Companhia de Tecidos Rio Tinto e a urbanização imprescindível para o assentamento populacional envolvente. Rio Tinto foi povoada inicialmente tanto pelas famílias dos trabalhadores alemães como pelas famílias dos trabalhadores originários do próprio estado empregados na Companhia de Tecidos Rio Tinto. As famílias alemãs chegaram a constituir a única colônia germânica de fato acima do Centro-Sul do Brasil no Século XX. Com a desativação da parte fabril do conglomerado de produção têxtil dos Lundgren na Paraíba, a maior parte das famílias dos trabalhadores alemães dispersou-se migrando para João Pessoa ou deixando o estado.

Até hoje encontramos marcas da passagem deles pelo município. Casas, ou melhor casarões como eram chamadas as residencias deles ainda existem por lá. O casarão aonde foi palco de um conflito está localizado na Vila Regina, aonde hoje se encontra uma escola para os indígenas, outras casas e traços ainda permanecem por lá.

A Igreja Católica tem uma arquitetura incrível e é belíssima tanto por fora como por dentro. Várias lendas foram formadas, tanto na Igreja como na estátua que é virada para ela.

Hoje Rio Tinto é uma cidade calma e boa para morar. Muitos não sabem, mas tem pontos turisticos para visitar, como os locais antigos deixados pelos Lundgren; Sua praia, a Praia de Campina que está localizada perto do município, uma praia linda e calma pra aqueles que gostam de tranquilidade. Sem esquecer, que perto da Praia de Campina existe o Projeto Peixe-Boi marinho, que está localizado na Barra de Mamanguape, lá tem como visitar os Peixes-bois marinho e conhecer melhor o lugar e suas belezas.

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

Bandeira do Município

Brasão do Município

HINO