CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 08/03/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Escolas de Rio Tinto recebem novos equipamentos de informática, parquinho e mobília. O investimento em educação é uma prioridade da administração municipal e inclui ações de estruturação das escolas
#Educação 02/03/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aulas da rede municipal de Rio Tinto começam nesta segunda-feira, 04 de março A Prefeitura está reformando, ampliando e equipando todas as escolas para proporcionar uma melhor estrutura e comodidade
#Educação 05/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prefeita Magna anuncia aumento de 5% para professores da rede municipal de ensino

A Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, anunciou, na manhã desta segunda-feira (05), na quadra do Sesi, o aumento de 5% no piso dos professores efetivos da rede municipal, o reajuste contará com retroativo a partir de janeiro de 2024.

O anúncio aconteceu durante o evento de alinhamento pedagógico que a secretaria de Educação do município vem realizando todos os anos. Tal evento contou com a presença da Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi, Secretária de Educação, Marielze Fernandes, Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, José Azevedo, professores, coordenadores e demais profissionais que compõem a rede municipal de ensino.

A Prefeitura de Rio Tinto vem realizando uma série de investimentos para melhorar a qualidade de ensino nas escolas municipais. Todas as escolas estão passando por reformas e reparos, estão ganhando climatização, e demais suportes pedagógicos e tecnológicos que possam ampliar e melhorar a formação de seus alunos.

"Temos a felicidade de anunciar o aumento de 5% para os nossos professores. Profissão esta que merece nosso respeito e admiração, pois são esses profissionais que dedicam a sua vida para formar a nossa população", destacou a Prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi.

"O governo municipal vem buscando o melhor para a nossa educação. Estamos realizando uma série de investimentos em nossas escolas e em nossos profissionais", afirmou a Secretária de Educação, Marielze Fernandes.

CCOM.

#Educação 17/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Chamamento Público: Abertas Inscrições para ampliação de carga horária dos professores efetivos. As inscrições também poderão ser realizadas através da Secretaria de Educação entre os dias 20 e 23 de março.
#Educação 03/08/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prefeita Magna Gerbasi visita escolas e entrega de kits escolares aos alunos da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Rio Tinto, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega de mais de 3.500 kits escolares para toda a rede de ensino municipal. O material chegou às escolas com o objetivo de ampliar a qualidade de ensino, assim oferecendo aos alunos um vasto material escolar.

A Prefeita Magna Gerbasi vem acompanhando todo o processo de entrega dos kits escolares. Segundo Magna, "estamos propiciando todo o suporte pedagógico, estrutural e alimentar aos nossos alunos da rede municipal. Desse modo, ampliando os horizontes da educação".

"Todos serão contemplados. Os kits serão distribuídos aos alunos do ensino infantil, fundamental II e educação de Jovens e Adultos (EJA) de toda a rede municipal. Estamos todos empenhados, juntos, construindo uma melhor educação para o município de Rio Tinto", disse a Secretária de Educação Marielze Fernandes.

CCOM

#Educação 10/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Rio Tinto apoia a realização da ECOS: mostra de cinema ambiental 2021/2022 O evento será remoto e gratuito, desenvolvido especialmente para estudantes e professores da rede pública de ensino do município
#Educação 23/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Governo Municipal realiza Live voltada à Educação Inclusiva e anuncia ampliação das Salas de Recursos

O Governo Municipal de Rio Tinto, promoveu na tarde desta quarta-feira (22), por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, uma Live especial com a temática voltada para a Educação Inclusiva.

A live, denominada por "Chá da Inclusão", foi alusiva ao Setembro Verde, que trata da conscientização pela inclusão social de pessoas com deficiências.

Sabendo da importância da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, o município de Rio Tinto vem contribuindo com algumas ações a fim de reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão social, que possibilita dar a todas as pessoas os mesmos direitos e oportunidades.

Dentro desse contexto, a Secretaria de Educação, por meio da Coordenação da Educação Especial Inclusiva, veio promovendo, durante a semana, lives para os alunos da Sala de Recursos sobre o setembro verde. Nesta quarta, aconteceu o encerramento com a live principal, transmitida pelo perfil da Prefeitura no Facebook.

O momento contou com a presença de pais de alunos, coordenadores, professores, da Secretária Municipal de Educação, Marielze Fernandes, do Secretário de Saúde, Eraldo Calixto e da Prefeita Magna Gerbasi.

Segundo a Prefeita, o evento tem um significado muito importante pois demonstra o cuidado e carinho com os alunos que precisam de um olhar especial da gestão com a educação inclusiva.

"Acredito que esse chá irá acontecer todos os anos. Parabenizo todos os professores e mestres, coordenadores e toda equipe da Secretaria de Educação, na pessoa da secretária Marielze Fernandes, pela realização desse Chá Inclusivo. Nossa gestão tudo fará para ofertar e cuidar com carinho dos nossos alunos que precisam desse olhar especial do nosso governo", disse a Prefeita.

Ainda sobre as ações da gestão voltadas para a educação inclusiva, a secretária de Educação, Marielze Fernandes, anunciou a criação de mais Salas de Recursos nas escolas do município.

"Nós estamos ampliando as Salas de Recursos na rede municipal de ensino, onde a Escola Elias Barros receberá mais uma sala, atendendo assim, as comunidades de Jaraguá, Reginas e Vila Regina, para que não necessitem se deslocar para o centro da cidade. A Prefeita tem esse olhar especial, já está organizando com toda equipe e, agradeço pelo seu cuidado, carinho e comprometimento com a causa", ressaltou a Secretária.

Além dos profissionais de educação, o Secretário de Saúde, Eraldo Calixto também esteve presente no evento representando os trabalhos desenvolvidos pela secretaria de saúde do município para a promoção da saúde de pessoas com deficiência no SUS, no âmbito da política nacional de saúde da pessoa com deficiência.

A Live contou com palestra da Professora e Mestre, Carlene Santos, que conversou um pouco sobre a história e as conquistas da comunidade surda no Brasil, e com a palestra da Professora Maria Mabel, que falou sobre a importância da valorização da inclusão social das pessoas com deficiência. O evento ainda contou com a apresentação de dança com as alunas da rede municipal de ensino e com a entrega de certificados aos convidados presentes.

CCOM

#Educação 07/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação de Rio Tinto promoveu Live comemorativa ao Dia da Independência

O Governo Municipal de Rio Tinto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite da última segunda-feira (06) a Live da Independência, que contou a participação da Prefeita Magna Gerbasi, do Subtenente do Tiro de Guerra, Jones Gonçalves e da Secretária de Educação do município, Marielze Fernandes. O evento comemorativo, que fez parte da Semana da Pátria em Rio Tinto, ainda contou com a presença de alunos da rede municipal de ensino, que realizam apresentações temáticas voltadas à Independência do Brasil.

Além disso, estiveram prestigiando o evento, professores, gestores escolares e funcionários da secretaria municipal de educação, os quais, foram fundamentais para a execução dos trabalhos apresentados e para a realização das comemorações da Semana da Pátria.

Em sua fala, a Prefeita Magna Gerbasi abordou a importância do 7 de Setembro para todos os brasileiros e ressaltou a Educação como um fator de independência intelectual da população.

"A educação segue sendo prioridade em nossa gestão, para que a nossa população possa ter sempre sua independência intelectual, pois o saber liberta", disse a prefeita.

Já a Secretária de Educação do município agradeceu aos gestores e alunos da rede municipal de ensino, pelos trabalhos desenvolvidos na semana da pátria, e disse que é importante resgatar os valores presentes na semana da pátria.

"Mesmo nesse período de pandemia, onde a cidade não pôde promover o tradicional desfile cívico, a Secretaria de Educação se preocupou em organizar um programação que trabalhasse o tema nas escolas com a confecção de cartazes, poemas, poesias, além da apresentação das bandas marciais pelas ruas da cidade, evitando grandes aglomerações. Agradeço a toda minha equipe de trabalho pelo empenho e dedicação", disse Marielze.

O Chefe de instrução do TG 07-001, Subtenente Jones Gonçalves ressaltou, durante a Live, a tradição dos Riotintenses nas comemorações da Semana da Pátria.

Participamos das comemorações desta semana, muito bem organizada. A Prefeita está de parabéns e tem demonstrado civismo e patriotismo. Isso é muito importante, neste momento tão difícil de pandemia. Renova o patriotismo e o amor pelo Brasil", frisou o Subtenente.

A Live, que foi preparada com todos os protocolos de segurança contra Covid-19, foi um sucesso e contou com grande participação da população.

CCOM

#Educação 19/07/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunos da rede municipal de Rio Tinto obtém 78,67% na avaliação diagnóstica

A secretaria de Educação, através do programa Integra Educação PB, promoveu uma avaliação inicial diagnóstica com a proposta de levantar informações sobre o quadro de aprendizagem dos alunos da rede municipal de Rio Tinto. Foram 8 escolas contempladas para a amostragem das avaliações, realizadas nas turmas do 1° ao 5 ° ano, com os componentes de língua portuguesa e matemática.

Para a prefeita Magna Gerbasi "o foco deste ano é trazer uma educação de qualidade, onde os nossos alunos possam aprender, e que o nosso município figure como cumpridor das metas da educação".

O município obteve a nota 78,67%, resultado da soma das notas das escolas participantes. Com isso, o corpo educacional poderá planejar intervenções iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingirem novos patamares de conhecimento, ou seja, seus resultados servem para explorar, identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagem dos alunos.

A frente da pasta da Educação, Marielze Fernandes, alinhada com a gestora municipal, vem trabalhando com afinco as propostas para elevar as metas educacionais do município, como a formação continuada dos professores, dando suporte para o ensino a distância; coordenadores pedagógicos por área de ensino, para auxiliar os gestores escolares, tudo com o intuito de promover um bom aproveitamento das qualidades dos profissionais da educação, resultando num ensino de qualidade para os alunos e elevar o Ideb municipal.

CCOM

#Educação 13/05/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretária de Educação Participa de Apresentação do Integra Educação PB

Na tarde de ontem (12/05), a Secretária de Educação, Marielze Fernandes, participou de uma importante reunião, a qual estiveram presentes a gerente da 14° Gerência Regional de Ensino, professora Tatiany Andrade; o Coordenador Geral do Programa Integra Educação PB, Herbert Gomes; o Secretário Executivo da SEECT, Gabriel Gomes; o Deputado Estadual Ricardo Barbosa, além de outros Secretários Municipais de Educação da região do Vale do Mamanguape.

A reunião serviu para apresentação do Integra Educação PB aos presentes. Este projeto que será inserido em nosso município, irá oferecer capacitações, ferramentas e apoio para que a educação básica e fundamental avance.

A Secretária Marielze Fernandes esteve acompanhada da Coordenadora do Integra Educação PB na cidade de Rio Tinto, professora Maria José.

Educação se faz com compromisso, responsabilidade e muito amor!

CCOM

#Educação 27/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza encontro de capacitação para coordenadores escolares
#Educação 11/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação inicia matrículas na Rede Municipal de Ensino Pais e mães de alunos podem se dirigir às Escolas entre o dia 11 e 15 de Janeiro
#Desenvolvimento 17/10/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Escola da zona rural de Rio Tinto trabalha conscientização ambiental com materiais recicláveis A imaginação dos alunos do ensino infantil na zona rural de Rio Tinto, no Litoral Norte paraibano, tem sido campo fértil para a criatividade. Acompanhados pelas professoras Juliana Martins e Aurileide Lopes, as crianças da Escola Municipal professora Ivanilda Maria dos Santos, da comunidade de Lagoa de Praia, distante 27 km do Centro, reinventam o mundo ao redor, dando novas e inusitadas utilidades para os objetos que a cercam.

Caixas se transformam em brinquedos, garrafas ganham a forma de animais, dando destaque a conscientização ambiental. Todo este potencial criativo vem sendo trabalhado em sala de aula, tornando-se um importante aliado no processo de educação ambiental.

A professora Juliana Martins destacou que a ideia surgiu através do tema que a Escola escolheu para trabalhar nos 2° e 3° bimestres, sendo o primeiro “Meio Ambiente” e o 3° a “Arte e Cultura”.

“Através do 2° e 3° bimestre vimos a possibilidade de trabalhar com os alunos os brinquedos com materiais recicláveis que envolve tanto reciclagem como a arte. Daí nós pesquisamos alguns brinquedos fáceis de trabalhar com os alunos. Pedimos para que eles trouxessem de casa rolo de papel higiênico e de papel toalha, caixa de ovo e garrafas de amaciantes”, explicou Juliana.

A cada sexta-feira a Escola trabalhava a elaboração de um brinquedo diferente. Com rolos de papel higiênico os alunos criaram o pinguim, a borboleta, a joaninha e a abelha. Já com a caixa de ovo foi criado a lagarta, a tartaruga, e a centopeia. Já com os rolos de papel toalha foi elaborada a girafa, com garrafa de amaciante e garrafa de sabão, o elefante.

“O tema meio ambiente envolve os cuidados com o meio ambiente, ética, prevenção, reciclagem etc. Já a elaboração dos brinquedos são potenciais atividades lúdicas e divertidas, ideais para despertar o interesse da criança sobre a importância da preservação do planeta. Além da arte e da cultura, porque essa criatividade é uma verdadeira arte”, enfatizou a educadora.

Juliana ressaltou também que a Escola vem desenvolvendo atividades culturais, como trabalho com danças típicas, com quadrilha, e danças folclórica com cantiga de roda.

“Depois de concluir os brinquedos fizemos a exposição dos trabalhos no salão principal da Escola, e convidamos as outras turmas e funcionários para apreciar os trabalhos”, informou.

Os trabalhos com reciclagem na educação infantil mostram, na prática, a importância da contribuição de cada um na conservação do meio ambiente. Através destas atividades, podem perceber seu papel como agentes e transformadores do meio e reconhecer os efeitos de suas atitudes no mundo em que vivem.
#Cultura 14/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Vaquejada de Rio Tinto completa 72 anos no próximo dia 7 de setembro; confira programação. Vaquejada de Rio Tinto completa 72 anos no próximo dia 7 de setembro; confira programação.
#Educação 20/07/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Escola de Cravassú será o maior investimento em educação da história da zona rural”, afirma prefeito Fernando Naia Escola de Cravassú será o maior investimento em educação da história da zona rural”, afirma prefeito Fernando Naia
www.riotinto.pb.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 17:42:22