Secretária participa do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Belém

A secretária de Saúde de Rio Tinto, Isabel Regina, participou do XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e 6º Congresso Norte e Nordeste, na cidade de Belém – PA, entre os dias 25 a 27 de julho. Segundo Bel, o evento foi bastante positivo e serviu para reafirmar a saúde como um direito social e fundamental, defendendo a necessidade de qualificar o pacto federativo.

Durante a plenária final do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do 6º Congresso Norte e Nordeste a Carta de Belém foi discutida e aprovada pelos secretários um documento compilado dos principais pontos discutidos nas atividades do congresso registrados pela relatoria.

Abaixo, um trecho da carta. Para ler na íntegra, clique aqui.

Secretaria prestigiou evento nacional entre os dias 25 a 27 de julho.

“Carta de Belém

As Secretárias e Secretários Municipais de Saúde, reunidos no XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e 6º Congresso Norte e Nordeste, na cidade de Belém – PA, entre os dias 25 a 27 de julho de 2018, reafirmam a saúde como um direito social e fundamental defendendo a necessidade de qualificar o pacto federativo, rediscutindo as competências dos entes federados em consonância com a repartição dos recursos. Reiteram o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da garantia de seu financiamento compatível com sua magnitude, bem como por meio da ampliação do acesso universal, integral, equânime e de qualidade à seções e serviços públicos de saúde.”

Codecom