‘Projeto Geração Saúde’ do NASF-Rio Tinto é destaque em congresso nacional

Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Rio Tinto desenvolveram o Projeto Geração Saúde, com objetivo de promover a saúde e combater a obesidade. A equipe teve um trabalho aceito no V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, e a Psicóloga Arianne Carvalho teve a missão de apresentá-lo no dia 18 de novembro, na Uninove, São Paulo.

O trabalho intitulado “Grupo terapêutico: A Psicologia no tratamento da obesidade”, fala sobre a experiência da Prefeitura de Rio Tinto, mais especificamente a equipe NASF, com a aplicação das práticas terapêuticas grupais. O grupo terapêutico – espaço de troca de experiências e apoio – embasado na Terapia Cognitivo-Comportamental foi criado como recurso para o tratamento da obesidade.

Segundo a Psicóloga Arianne Carvalho, o grupo terapêutico tem se mostrado “uma ferramenta essencial para a redução dos riscos associados à obesidade, proporcionando, consequentemente, melhoria na qualidade de vida dos pacientes”. É importante ressaltar, ainda, que “a equipe do NASF utiliza dispositivos para a produção do cuidado, tais como: vínculo, acolhimento, corresponsabilização e autonomia. Ao cuidar do paciente, o grupo terapêutico busca entender a complexidade e subjetividade de cada indivíduo”.

Arianne considerou ainda que a participação no Congresso de Psicologia foi importante para o município e para o crescimento pessoal, uma vez que o intuito é sempre buscar melhorias para a população riotintense. A participação no V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão foi também uma excelente oportunidade para aquisição de conhecimentos e, troca de experiências. “Volto, sem dúvidas, com novos conhecimentos que poderão ser aplicados em nosso município”, enfatizou.

 

 

 

 

COMPARTILHAR