Prefeito entrega nova ambulância do SAMU durante festa da Padroeira

População e autoridades prestigiaram entrega do novo veículo em Praça pública.
População e autoridades prestigiaram entrega do novo veículo em Praça pública.

O prefeito de Rio Tinto, Fernando Naia (PSB), entregou a nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na noite do dia (22/05), antes do início do show católico com o Padre Nilson Nunes, na Praça João Pessoa, por ocasião das comemorações da Padroeira do município, Santa Rita de Cássia.

Antes da abertura do show do religioso, que começou por volta das 21h30, o padre Isaías da Paróquia Santa Rita de Cássia, fez uma oração abençoando o novo veículo e toda equipe de profissionais que atuam no serviço atendendo à população dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição. Os Secretários de Saúde das três cidades e a coordenadora do SAMU – Ivanice Costa, acompanharam a entrega, além do deputado estadual Gervásio Maia Filho e a Secretária da Diversidade Humana e da Mulher, Amanda Lima.

Para o prefeito Fernando Naia, a nova ambulância vai possibilitar a prestação de um serviço com mais qualidade, por se tratar de um veículo em boas condições, já que a antiga unidade móvel encontrava-se em situação precária, resultado do tempo de uso e de duas colisões graves.

“A nova ambulância é fruto de uma articulação nossa, de uma dedicação e cobrança constante junto ao senador Raimundo Lira e ao Ministério da Saúde. Recebemos a antiga ambulância numa situação praticamente inviável de funcionamento. Essa foi uma das nossas maiores preocupações na área da saúde, porque temos a consciência que este é um serviço essencial para o povo”, destacou o prefeito Fernando Naia.

A Secretária de Saúde – Isabel Rosendo, lembrou que antes de chegar ao município o veículo passou pelo processo para emplacamento junto ao Detran-PB, e pela inspeção da Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária), para a partir deste momento está a disposição da população.

População e autoridades prestigiaram entrega do novo veículo em Praça pública.

A coordenadora do SAMU Ivanice Costa, lembrou que o serviço pode ser solicitado através do 192 e está disponível para a população em momentos de urgência e emergência médica e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada por qualquer telefone fixo ou móvel. Ela pediu a colaboração do público para que evitem passar trote, para que outras pessoas que realmente estejam precisando do atendimento não venham serem prejudicadas.

O serviço reúne enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, que podem prestar socorro em emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, gineco-obstétrica e de saúde mental em qualquer lugar, seja na residência, local de trabalho ou vias públicas.

Codecom

COMPARTILHAR