Diretoria de Pesca realiza curso sobre noções básicas em Psicultura e Aquaponia

A Diretoria de Pesca de Rio Tinto realizou através de uma parceira com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca – (SEDAP), o curso sobre Noções Básicas em Psicultura e Aquaponia, para produtores e agricultores local.

O diretor de Pesca do município – Wellington Juba, esteve visitando a SEDAP em João Pessoa, acompanhado do assessor da Diretoria, Adriano Ferreira, para receber os 22 certificados que serão entregues aos alunos que concluíram o curso.

Foto: assessoria

Wellington recebeu os certificados das mãos do secretário estadual da pasta, Jerônimo Junior e do assessor da SEDAP – Davi Capristano.

Wellington considerou que o curso é estratégico para a região, e que as noções ministradas durante as aulas, devem qualificar ainda mais os agentes envolvidos.

Aquaponia

A aquaponia é um sistema integrado de produção de peixes e hortaliças em um sistema fechado de recirculação de água. É uma produção através deste método que, além de permitir um controle da produção, preza pelo reuso e recondicionamento da água, com o uso de filtros biológicos, o que representa uma economia dos recursos hídricos de cerca de 90%, quando comparados aos sistemas de aquicultura convencional, sem a geração de efluentes poluentes e alto aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados.

Piscicultura

O desenvolvimento da piscicultura brasileira teve por base as espécies exóticas que se reproduzem em tanques e permitem o cultivo controlado. É o caso da tilápia. As tilápias são as espécies mais adequadas para criação em represas e açudes das propriedades rurais. Portanto, as propriedades agrícolas providas de açudes representam um potencial bastante grande para a produção perene de peixe de alta qualidade e a custos baixos.

 

COMPARTILHAR