Diretor de Pesca de Rio Tinto destaca conquistas para o setor após criação da pasta

Pescadores de Rio Tinto recebeu apoios importantes da Diretoria de Pesca.

No último dia 29 de junho foi comemorado o Dia do Pescador, por ocasião da passagem, o diretor de pesca de Rio Tinto, Wellington Lima, destacou os avanços e investimentos realizados pela atual gestão municipal.

Apesar do número significativo de trabalhadores deste seguimento, Rio Tinto ainda não disponibilizava de uma pasta para tratar políticas públicas de incentivo e apoio à pesca. A Diretoria foi criada pelo prefeito Fernando Naia, ainda no mês de janeiro de 2017.

Wellington lembrou que nas primeiras medidas, a diretoria contemplou os pescadores com entrega e distribuições de kit´s de segurança, como garrafões de água térmica, coletes, lanternas e facões. Além da construção de um viveiro de piscicultura na aldeia Jaraguá para a procriação dos peixes. Na oportunidade, a gestão distribuiu 5 mil alevinos (filhotes de peixes).

Também foi iniciado o projeto “Saúde do Pescador”, em parceria com a Secretaria de Saúde, com o objetivo de oferecer uma atenção especial para cerca de 600 pescadores registrados no município. Com atendimento médico, de enfermagem, e outras informações de prevenção à saúde, com a realização de exames e verificação da pressão arterial.

Outro investimento estratégico, segundo o diretor, foi à revitalização do histórico Porto de Jaraguá, com a devida autorização da liderança indígena local e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio).

“Aquele porto é fundamental para a pesca e para o turismo. É um porto histórico, que estava se acabando, sua estrutura, e nós fizemos juntamente com a Infra, um trabalho belíssimo lá no porto. E estamos finalizando”, destacou Lima.

Wellington lembrou também dos trabalhos de limpeza e revitalização da maré próxima a Rua do Porto, com implantação de uma nova rede de iluminação, com acesso de quase 1 quilômetro, até as margens do rio, para benefício dos pescadores que atuam no período noturno.

Prefeito Fernando Naia entregando materiais de trabalho aos pescadores.

“Também realizamos uma reforma nas associações [de pescadores] de Jaraguá e da Rua do Porto. Nós ficamos felizes, porque temos o retorno desta felicidade, destes pescadores que nunca foram vistos na cidade pelo poder público. Agradecemos ao prefeito Fernando Naia por dar todas essas condições de trabalho. E, a todos os pescadores, recebam o nosso abraço”, comemorou.