Agricultores familiares comercializam produtos para turistas em Rio Tinto

Os turistas que visitam o município de Rio Tinto, no Litoral Norte do estado, destacam a qualidade da produção comercializada pelos agricultores familiares da Praia de Campina. A feira que é realizada toda sexta-feira, é possível se encontrar desde bolos de batata doce, inhame, pé-de-moleque, cocada feita com capim santo e tapiocas de variados tipos. Na semana passada, as comemorações de encerramento do mês dedicado à Segurança de Alimentos e Nutricional (SAN) aconteceu com mais uma feira realizada na cidade.

O grupo de dez agricultores da Associação Agrícola dos Moradores de Praia de Campina já havia recebido kits compostos de uma barraca, um avental e uma sacola, adquiridos através do projeto “Seleção de Empreendimentos da Agricultura Familiar para Recebimento de Doação de Kit Feira”, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

Gestores dão apoio técnico e logístico aos agricultores e vendedores da região.

Conhecendo as necessidades dos agricultores, o presidente da Associação Adriano Fernandes dos Santos procurou o escritório da Emater em Rio Tinto, onde solicitou a elaboração do projeto, logo atendido pela equipe de técnicos.

Durante o evento, ocorreram a exposição de produtos da agricultura familiar, palestras das extensionistas sobre a Segurança de Alimentos e Nutricional, apresentações folclóricas por grupo de mulheres.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto, Valdirene Santos, destacou o trabalho de parceria com a Emater no município e a importância dos alimentos cultivados. “Nossa comunidade é privilegiada em ter o apoio da Emater”, disse.

O presidente da Associação Agrícola dos Moradores de Praia de Campina, Adriano Fernandes agradeceu o apoio dos extensionistas e destacou a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como ação quem fortalece a agricultura familiar.

A extensionista da Emater Ednete Freire, falou da importância do Segurança de Alimentos e Nutricional (SAN) e seus canais de comercialização. A também extensionista Eidy Simões, que acompanha as famílias da comunidade, ressaltou a importância das frutas e verduras saudáveis na alimentação das pessoas.

“Como temos bastantes frutas na comunidade, podemos transformar em alimentos sem perder os nutrientes. É motivo de se reunimos e solicitar cursos de transformação dos produtos existentes na comunidade e assim aumentar a renda familiar”, comentou.

Também participaram da feira o secretário municipal de agricultura Antonio Macêdo, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Antonio Justino da Silva, o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Sávio Vieira de Sá, Valdirene Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rito Tinto.

Pela Emater participaram Ednete Freire, Eidy Simões (Rio Tinto) Betânia Lima (Mamanguape), Jacileide Vieira, Teresa Cristina, Tatiana Asahi e os servidores Lúcia e Antonio Borges, também da Emater.

COMPARTILHAR